Quais documentos você precisa ter em mãos para aumentar a restituição do IR? Lista completa.

1. Despesas Médicas:

  • Recibos e notas fiscais de consultas médicas, odontológicas, fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia, etc.
  • Comprovantes de pagamentos de planos de saúde.
  • Notas fiscais de exames laboratoriais e radiológicos.
  • Recibos de despesas com próteses ortopédicas e dentárias.
  • Comprovantes de gastos com internações hospitalares.

2. Despesas com Educação:

  • Comprovantes de pagamento de mensalidades escolares (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, ensino superior).
  • Recibos de despesas com cursos de especialização e pós-graduação.
  • Notas fiscais de aquisição de livros didáticos.

3. Dependentes:

  • CPF e data de nascimento dos dependentes.
  • Comprovantes de despesas médicas e educacionais dos dependentes.
  • Documentos que comprovem a relação de dependência (certidão de nascimento, casamento, etc.).

4. Previdência Privada:

  • Comprovantes de pagamento de contribuições para planos de previdência privada (PGBL).

5. Pensão Alimentícia:

  • Comprovantes de pagamento de pensão alimentícia judicialmente determinada.

6. Doações:

  • Recibos de doações para entidades beneficentes e fundos específicos (Fundos da Criança e do Adolescente, Fundos do Idoso, etc.).

7. Outros Documentos:

  • Informe de rendimentos fornecido pela empresa.
  • Comprovantes de rendimentos de outras fontes (aluguel, investimentos, etc.).
  • Documentos que comprovem a compra e venda de bens (imóveis, veículos, etc.).
  • Comprovantes de pagamento de outras despesas dedutíveis (livro caixa para autônomos, etc.).

Dicas Importantes:

Esteja atento as mudanças que podem ocorrer na legislação do imposto de renda, e sempre procure informações atualizadas em sites oficiais como o da Receita Federal.

Organize seus documentos por categoria e guarde-os em um local seguro.

Mantenha cópias digitais dos documentos para facilitar a declaração.

Verifique se os documentos contêm todas as informações necessárias (CNPJ, nome do prestador do serviço, valor pago, etc.).

Mantenha todos os comprovantes originais de pagamentos realizados, para caso a receita federal solicite.

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